Bossa nova for lovers
terça-feira, 23 de setembro de 2008 | Comentários
Final da década de 1950 e início da de 1960, surge um movimento que revolucionaria o modo de pensar dos brasileiros a respeito de música. Não só brasileiros, mas como todo o mundo...
Eis que surge a bossa nova, que encanta até hoje os bons apreciadores da música brasileira.
Muitos porém, só sabem de relápso sobre a mesma. Coisas do tipo, bossa nova, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, e associam sempre Elis Regina a este movimento, sendo que, é do começo da MPB.
Bom, começaremos pelo começo então, haha. João Gilberto lança um disco, com as músicas chega de saudade, composição de Tom Jobim, e bim bom, do próprio João Gilberto.
Mas, não, eu não vou falar de como surgiu a bossa nova, até porque, é só ir no google que voces acham, resumidamente tuudo explicadinho.
Quero só dar ênfase para esse estilo musical maravilhoso, que poucos conhecem de verdade.
Normalmente não se encontra pessoas que curtem Tom Jobim, mas sim Cazuza... porém [é, mais um], creio que Cazuza poderia se encaixar de alguma maneira na bossa nova ou mpb.
Mas, a falta de cultura dos brasileiros nas últimas décadas, ofusca qualquer forma de manifestação musical.
Funk, forró, arrasta pé.... degradação musical, social, cultural.
Não lembro bem ao certo, quando terminou aquela agitação toda pelo movimento, mas, lá por 1968 creio que, começou entrar um novo estilo, a MPB, lembro também que isso terminou com um disco do poeta, compositor, fantástico Vinícius de Moraes.
Enfim, o término da bossa nova não acabou com o estilo, sendo de grande importância para outros movimentos, entre eles a música popular brasileira.
E é até hoje, lembrada, claro que, por pessoas de um nível cultural um pouco a cima desses que gostam de funk, e essas promiscuidades.


Quem sou eu?

Enquanto achar necessário o uso das palavras borradas no papel, enquanto achar inevitável o fazer... enquanto tudo isso acontecer, sempre terei o que escrever, mesmo que para isso, eu não tenha nada em mente.
Visualizar meu perfil completo

Arquivo